• Redação

Salamandra lança Uma surpresa para Felipe e promove debate sobre inclusão, empatia e TEA

Novo título reforça valores como amizade e compreensão e incentiva as crianças a serem mais abertas ao diferente


Ana e Felipe são amigos, vizinhos, estudam na mesma classe e possuem gostos em comum. Mas há também muitas diferenças, sobretudo no jeito como encaram o mundo. Felipe necessita que toda a sua rotina seja muito bem planejada, não gosta de ambientes barulhentos ou muito cheios, gosta só de determinadas comidas e detesta surpresas ou mudanças. Ana, mesmo pensando diferente, concorda e tenta se adaptar às necessidades do amigo. Vovô Léo, avô de Felipe, a ajuda a compreender melhor o universo do amiguinho, fazendo o possível para que Felipe tenha uma vida confortável. Uma surpresa para Felipe traz a visão doce e gentil da autora belga An Swerts sobre como o mundo pode ser um local seguro para todos, inclusive para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Mesmo sendo muito agitada, a meiga Ana entende e respeita o jeito de ser de Felipe, adaptando-se às necessidades do amigo e fazendo o seu melhor para mostrar o quanto o admira. Com isso, Ana - sempre com apoio do carinhoso e sábio Vovô Léo - consegue, sem perceber, fazer com que o melhor de Felipe venha à tona. É com ela que Felipe se sente à vontade para mostrar todo o seu conhecimento sobre dinossauros e matemática, provando a todos o quanto é inteligente; e é também com ela que se permite (à sua maneira) viver novas experiências. O crescimento vira uma via de mão-dupla, com Ana também aprendendo a ser mais empática e precisando pensar, de forma criativa, em atividades que façam com que tanto ela quanto Felipe se divirtam.

O holandês Aron Dijkstra é o responsável pelas belas ilustrações do livro. Por meio de cores vivas e traços suaves, Dijkstra cria ambientes luminosos, lúdicos e aconchegantes, fazendo com que o leitor se sinta ainda mais próximo do universo de Felipe e se sinta tão feliz quanto o menino ao entender qual é a surpresa que Ana preparou para o seu aniversário.

Uma surpresa para Felipe chega ao Brasil pela editora Salamandra, com tradução de Camila Werner e ilustrações originais de Dijkstra. O livro torna-se uma excelente oportunidade para pais e professores cultivarem com as crianças uma conversa franca sobre inclusão, empatia e aceitação das diferenças. Para os pequenos, fica a oportunidade de compreender melhor o universo dos indivíduos autistas, possibilitando uma abertura para novas amizades. Afinal, crianças autistas são crianças como todas as outras: cheias de potencial e prontas para uma boa diversão.


0 comentário