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Como aumentar a visibilidade da startup com o Pitch Deck

A ferramenta de apresentação corporativa é capaz de atrair a atenção tanto dos consumidores como de parceiros de negócios 


Para quem está à frente de uma startup, o desenvolvimento de apresentações consistentes é fundamental para atrair a atenção de investidores, fornecedores e clientes – contribuindo para que a empresa alcance os resultados positivos que almeja para os negócios. Diante deste cenário, o Pitch Deck torna-se um grande aliado dos empreendedores ao proporcionar uma entrega corporativa dinâmica e atrativa capaz de mostrar todo o alto potencial de crescimento da marca ou até mesmo servir como um breve resumo institucional de uma empresa mais estabilizada no mercado. 


De acordo com Rodolfo Gomes, co-fundador da PPT Go, scale up de tecnologia com foco em apresentações de alto impacto e vídeos interativos, o uso da ferramenta permite que as startups apresentem sua ideia de negócio, suas visões e valores, além de dados cruciais para o engajamento do público-alvo. “Esse tipo de apresentação é uma maneira de fazer com que o público externo conheça brevemente a empresa. A proposta em si é que os slides sejam capazes de instigar a curiosidade a ponto de criar questionamentos por mais informações a respeito do negócio”. 


Na prática, o Pitch Deck pode ser elaborado no Power Point com slides dinâmicos, que mostram não apenas um problema, mas principalmente as soluções. Dessa maneira, a startup mostra qual foi  a sua trajetória para chegar no nível que a mesma se encontra e quais são os planos para alcançar o crescimento desejado. Tudo isso com slides consistentes e únicos, que variam desde a apresentação do modelo de negócio a planos de mercado e projeções financeiras. 


“É importante ressaltar que o Pitch Deck deve ser construído de acordo com cada objetivo. Mas, também há um padrão a ser seguido no conteúdo’’, explica o co-fundador. Entre os itens básicos que a ferramenta necessita contemplar encontram-se: problema a ser solucionado, potenciais soluções, visão geral do portfólio, principais stakeholders, oportunidades de mercado, análise competitiva, estratégia de go-to-market, fase de desenvolvimento e riscos críticos”. 



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